sexta-feira, 13 de julho de 2007

Vida em condomínio...


Tarefa difícil, entender e respeitar o espaço do outro é tarefa complicada para muitas pessoas, tentar fazer o melhor atropelando as opiniões dos outros mostra a incapacidade de alguns em lidar com espaços democráticos e com debates francos e transparentes na busca da melhoria da qualidade de vida de todos.

Atropelar decisões coletivas, mover ações de última hora impedindo que todos tenham as mesmas condições e informações para se decidirem sobre assuntos importantes são apenas pequenos exemplos de comunidades que não conseguem exercer seus direitos e deveres sem passar por cima dos outros.

Interessante é pensar que o condomínio como já li e ouvi é tido como a instância democrática mais próxima do cidadão, onde ali pode exercitar um pouco da tomada de decisões que afetará diretamente um grupo de pessoas.
Creio que ser arbitrário, ou se esconder atrás de argumentos do tipo: "Eu só quero o melhor", não justificam nem legitimam ações que passem por cima dos direitos individuais ou que impossibilitem ações dos demais indivíduos que são colocados de última hora em situações onde são induzidos a concordar com propostas já previamente aprovadas por contatos informais, que mesmo ditos "sem intenção" manipulam as decisões de um coletivo.

A cada dia devemos exercitar o respeito e organização de espaços comunitários que não expressem interesses individuais sobre os interesses coletivos, onde aprendamos a debater, ouvir e ser ouvido, amparando e se comprometendo com o bem comum. Para tal faz-se necessário que a construção de uma realidade diferente e melhor passe pela construção coletiva, sem conversas paralelas ou acordo previamente firmados, a transparência e o esforço coletivo levarão a importantes avanços para um novo modelo de convívio.

Nenhum comentário: