quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reconhecimento ou compromisso?

O professor não precisa de "reconhecimento" para se motivar para seu trabalho. Um dos maiores problemas que em minha opinião vão além da questão salarial, condições das escolas, dificuldades com o comportamento dos alunos. É que grande parte dos professores não tem compromisso com a função que desempenham, tem compromisso apenas com os seus salários.

Ser professor é reconhecer em cada aluno um pouco de sua história e tentar junto com ele oportunizar novos olhares e possibilidades para o enfrentamento da vida em nossa sociedade capitalista que dissemina a desigualdade, vende o Ego como artigo de moda, que tenta criar seres cada vez mais iguais, com valores iguais (ou a falta deles), com opiniões iguais, com desejos iguais, e com a mentirosa necessidade de reconhecimento social que esta apenas na cabeça daqueles que vêem todos como adversários.

O professor deve ser reconhecido não por saber mais que o aluno ou ter mais poder como antigamente. Deve ser reconhecido por ser comprometido com a comunidade onde atua, por conhecer e se relacionar com os problemas e dificuldades de seus alunos, por se preocupar constantemente em fazer o melhor não por ele e sim pela construção de uma país melhor onde as pessoas são valorizadas não por status, por ter títulos ou dinheiro e sim pela contribuição mesmo que simples que dão para que avancemos na construção de um mundo melhor e mais justo.

Sou professor não procuro o reconhecimento de ser apontado na rua ou qualquer tipo de bajulação, procuro o reconhecimento de encontrar futuramente meus alunos como meus colegas e eternos amigos. Quero sempre compartilhar com meus alunos minhas experiências e apreender sempre com eles. Professor precisa ser valorizado e principalmente valorizar e se comprometer com sua função que é tão essencial e prioritária.

Júlio César C Costa

Professor – Brasília – DF

Comentário feito após ler artigo publicado no site: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra

Nenhum comentário: